quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Relevo


Planalto
Serra da Mantiqueira
É toda superfície acidentada, em que a atividade erosiva, desgaste do solo, é mais intensa do que a atividade de sedimentação. Pode-se apresentar de variadas maneiras como relevo em forma tabular, escarpada, serrana. Sua altitude está acima de 300 metros e não mais de 1800 metros. Exemplo Planalto Brasileiro.

Planície
Braço Rio Amazonas
     É toda superfície em que a atividade de sedimentação, de formação de sedimentos e acúmulo de materiais é maior do que a de erosão. São superfícies planas, próximas ao nível do mar em altitude não maior do que 300 metros. São de formação recente e o acúmulo de sedimentos e materiais ocorre com freqüência. Exemplo Planície do Rio Amazonas.


Depressões
     É toda superfície que se encontra com o relevo levemente aplainado. Pode ser identificado como Depressão Relativa, seu relevo, encontra-se abaixo da superfície vizinha, exemplo Depressão São Franciscana e Depressão Absoluta, cuja superfície encontra-se abaixo do nível do mar. Exemplo Vale da Morte nos EUA e Mar Morto em Israel.

Montanhas
Cordilheira dos Andes
É toda superfície que está sujeita a forças tectônicas produzindo relevo de grandes altitudes, acima de 1800 metros. São constantemente atingidas por atividades e forças sísmicas horizontais originando dobramentos. Podem apresentar-se em conjunto, formadas por movimentos orogenéticos, soerguendo porções continentais, como por exemplo, a formação das Cordilheiras Andinas, oeste da América do Sul.

Bibliografia e consulta
http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia/tipos-de-relevo
http://www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php?id_tema_menu=1&id_tema_submenu=2
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf
http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!