sexta-feira, 21 de setembro de 2012

As Águas e sua Geografia


O uso da água passa antes de tudo pela necessidade básica de sobrevivência da vida existente neste planeta e historicamente pela ocupação humana, em especial nos espaços ao longo dos rios, que são locais onde grandes civilizações instalaram-se iniciando um processo de formação urbana que chegou aos nossos dias. Como exemplo na Mesopotâmia, os rios Tigre e Eufrates, no vale do Rio Nilo, Egito, rio Indo na Índia, na China rios Yang-tsé-kiang, Hoang-ho, Sikiang. Praticamente seu uso estava restrito e ainda se encontra relacionado ao abastecimento direto da população, à dependência direta da fertilização das margens dos rios considerando o processo periódico das cheias do controle hídrico na formação de canais artificiais.



Com a sofisticação e a apropriação de técnicas agrícolas e de irrigação estas sociedades desenvolveram-se ou não, produzindo excedentes, riquezas, permitindo ampliação de seus horizontes, expansão de suas atividades, domínio sobre seu espaço.
Muito destes espaços tornaram-se pontos comerciais, espaço de circulação de mercadorias, serviços, produtos agrícolas, no espaço contemporâneo, de geração de energia, desenvolvimento do turismo e lazer, grandes cidades e até metrópoles mundiais. Londres, Paris, Amsterdam, e portuárias como Nova Iorque, Rio de Janeiro.
No nosso espaço como elas se manifestam? 
Elas se concretizam por meio das bacias hidrográficas. Acompanhe o vídeo abaixo:
A importância das águas está em que a base da vida deste planeta encontra-se no uso continuo e freqüente deste recurso natural. 70% da superfície deste planeta estão envolto em águas. A vida do nosso planeta está construída com base neste elemento natural.
A água permite o equilíbrio destes elementos que se estabelece em contato com o ambiente por meio de uma dinâmica toda especial, nas suas mais diversas fases  sólido líquido e gasoso, mantém o equilíbrio das temperaturas, e por sua presença, produz um circuito de atividades que harmoniza a distribuição dos seres vivos no espaço.
A água atua na superfície terrestre construindo e reconstruindo sua paisagem por meio do intemperismo químico ou físico, carregando consigo elementos naturais, erodindo, sedimentando e produzindo o solo.


Nas suas mais diferentes representações (granizo, neve, tempestade) a água é agente essencial na produção da vida e na transformação do espaço.
Considerando sua atuação como solvente universal, a água é facilmente absorvida pelo meio em que circula. Ela alimenta os cursos de água nos continentes por meio das chuvas e quando da existência de cordilheiras montanhosas elevadas, por meio do degelo das neves.

Ela pode manifestar-se escoando, superficialmente por meio dos rios e de suas redes hidrográficas.
O uso da água deve ser realizado de forma criteriosa, organizada e de maneira que, seu uso intensivo, não venha a provocar ou produzir impactos de escassez pelo seu mau uso especialmente nas cidades.
Como podemos tratá-la para nosso uso do cotidiano?

O campo, as atividades agrícolas, a irrigação são as áreas de uso que mais demanda tem deste bem, portanto é necessário saber usá-lo para não escasseá-lo.
A água disponível para consumo é muito restrita a espaços que estão altamente urbanizados.
A água não é mais um recurso mais renovável e em alguns lugares seu uso freqüente está levando ao esgotamento

Perfil topográfico de um rio
Alto curso-erosão
Médio curso-erosão e aprofundamento do leito
Baixo curso-sedimentação
As áreas onde estes cursos de água passam são denominados bacias hidrográficas. Estes espaços captam as águas das chuvas, das nascentes e de outros cursos de águas menores e o conduzem aos mares e oceanos. Eles são formados pelo rio principal e seus tributários - afluentes e subafluentes.

Condição da água no planeta Terra
Dados relevantes
- 97% da água existente no planeta Terra é salgada e ocupa mares e oceanos, 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% é água doce, de lençóis subterrâneos, rios e lagos.
- 90% da água potável disponível nos países subdesenvolvidos é usada na agricultura.
- Cada pessoa precisa de 50 litros de água por dia para suas necessidades básicas.
- Cultivar um quilo de arroz normalmente consome 3.000 litros de água.
- Uma pessoa come, em média, 58 quilos de arroz por ano.
- Fabricar a farinha utilizada para assar um pão francês consome 70 litros de água.
- A produção de um litro de cerveja consome 25 litros de água.
Fonte: CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!