quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Geologia 1



A Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. A geologia relaciona-se com muitas outras ciências, em especial com a geografia, e astronomia.

A formação do planeta Terra foi por agregação de material e colisões, gerando altas temperaturas, produzindo reações químicas (cerca de 4,6 bilhões de anos) Sua atmosfera primitiva e resultado do resfriamento de todo este material.

Os elementos mais pesados (denso) migrou para o centro (ferro e níquel) e o menos pesado (denso) permaneceu na superfície. Três camadas definidas irão se destacar:

Núcleo – mais denso composto de níquel e ferro
Manto - constituídas de células de convecção  que estão associadas á dinâmica da crosta - tectonismo
Crosta - Constituídas de rochas magmáticas e sedimentares. É o espaço da biosfera.



 Com o resfriamento do núcleo terrestre, a dinâmica da crosta sentiu os efeitos dos movimentos internos do planeta como os então identificados, na teoria da deriva continental por Wegner, 1912. O cientista destaca os deslocamentos produzidos na litosfera com a divisão da superfície terrestre em placas originadas por esta atividade sísmica. 
A principio esta pressão interna da Terra movimentou um volume gigantesco de massa incandescente que se projetou em sentido diferente e do interior para a área mais estável do planeta, a crosta terrestre, atingindo o único e solidificado espaço que denominamos Pangeia (200 milhões de anos).
Neste esforço produz-se uma ruptura separando este em duas partes, dando origem a Laurasia  -  Eurásia e América do Norte e Gondwana  - América do Sul, África, Antártida, Austrália e Índia.

As correntes de convecção, movimentos internos do magma, contribuem neste processo mobilizado pelo calor que é produzido no núcleo terrestre, o que gera a subida de massas quentes do manto, No sentido contrário, as massas mais superficiais, que estão mais frias, descem. O movimento das placas é reforçado pelo peso das placas frias e densas, que se afundam nas fossas e reforçam o movimento cíclico que trazem o magma proveniente das profundezas do interior da Terra.

As placas contatam umas com as outras ao longo dos seus limites, estando estes comumente associados a eventos geológicos como terremotos e a criação de cadeias montanhosas, vulcões e fossas oceânicas.
A maioria dos vulcões ativos do mundo hoje em dia, situa-se ao longo dos limites de placas, sendo a zona do Círculo de Fogo do Pacífico a mais conhecida e ativa. 

As grandes estruturas da Terra:
Escudos cristalinos – são dobramentos antigos, surgidos do entrechoque das massas continentais quando da origem da Pangeia.
Bacias Sedimentares –São de formação antiga ou recente. As antigas, consolidadas ao longo das era Paleozóica e Mesozóica, resultaram da ação destrutiva da erosão sobre os maciços ou escudos cristalinos, pré-cambrianos e da decomposição dos materiais nas áreas rebaixadas. As mais recentes originam-se da sedimentação da Era Cenozóica.
Dobramentos Modernos – originou-se do entrechoque de placas ocorridas no final do período Cretáceo e início do período Terciário exemplo da formação da Cordilheira Andina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!