sábado, 23 de junho de 2012

Origem da organização do homem


O mundo é resultado de toda a atividade que o homem realiza no seu espaço de atuação.
No princípio o homem desenvolvia toda e qualquer atividade para sua subsistência como ainda o realiza até hoje. A grande diferença é que por suas necessidades básicas aperfeiçoaram-se para atingir seus objetivos seus alvos, como estocar alimentos, armazenar água, construir diques.
Entretanto, na época pré-histórica, sua sobrevivência estava relacionada diretamente a suprir-se de alimentos no momento. Bem provavelmente não se realizava nenhum planejamento ou cardápio, diferente que a sofisticação do cenário atual força o homem a ter uma visão de curto, médio e longo prazo.
Certamente estava limitado pelos recursos técnicos que possuía para explorar recursos naturais disponíveis no ambiente. Sua organização no espaço em grupos – famílias mantiveram o instinto de sobrevivência, de superação, portanto especializou-se em trabalhar a terra e dela tirar seu sustento. São conseqüências disto o domínio do fogo, o descrever seu cotidiano em paredes de cavernas (pelo menos há 15.500 anos)  http://www.lascaux.culture.fr/#/fr/02_00.xml usando pigmentos vegetais e minerais, o domínio da linguagem e da escrita, de fundição de minerais metálicos criando diversos tipos de ligas em especial ao bronze e a circular com maior facilidade em seu espaço de domínio criando a roda e o arado.

A organização destes grupos que demandando maior produção criou-se necessidades como a ocupação de maiores espaços, desenvolvimento de técnicas de irrigação, elaboração de calendários agrícolas fundamentados na leitura e observação das estações e tempos, importantes para o sucesso do empreendimento.
                             
Estes espaços foram então desenvolvidos para exercer atividades concernentes às necessidades que se referem à sobrevivência do homem em seu espaço, como por exemplo, a princípio, com o excedente e a produção agrícola, iniciou-se, timidamente, um processo de negociação do que se produzia.
A especialização começou seja na agricultura seja na pecuária ou ainda na realização de serviços técnicos como o de artesão, ferreiro, carpinteiro, marceneiro ou outra profissão liberal.
Este lugar tornou-se ponto de referência inclusive funcional quanto existência, podendo ter uma ou mais atividades como comercial, militar entre outras.
Estes espaços iniciaram um processo civilizatório criando locais de desenvolvimento e progresso técnico.
Estes sítios estavam dispostos geograficamente de formas bem definidas, e de certa maneira influenciavam e interferiam em suas fronteiras com suas formas de pensar, produzir e atuar. Produziram riquezas agrícolas, comercializavam-nas, realizavam trocas e se enriqueceram.
Como exemplo os chineses desenvolveram processos de produção agrícola por meio de irrigação em seus rios (Hoang ho, Si kiang, Yan Tse Kiang), avançaram no conhecimento de produção de vestuário,   dominando técnicas de produção como a seda, desenvolveram  as produções de utensílios domésticos, utilizando seu riquíssimo solo produziram porcelanas. Seus produtos tornaram-se conhecidos em todo o mundo antigo. Muito cobiçados tornaram-se objetos de comércio e troca.


2 comentários:

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!