quinta-feira, 14 de junho de 2012

Brasil Complexos Regionais - Amazônia

Amazônia
 A Amazônia é um ecossistema que ocupa expressiva área no continente sul americano, mais de 40% do total de sua área.
Esta paisagem natural, conjugada por densa floresta Equatorial fechada e um extenso rio, o maior do mundo, vence variadas topografias a partir das Cordilheiras Andinas escoando nas planícies baixas da Amazônia ate chegar ao oceano Atlântico.Constate no vídeo abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=U5RGmTDNAa0

 Amazônia considerada como espaço brasileiro sempre foi considerado pelo governo um território a ser conquistado por meio de um plano de ocupação e que necessariamente deve-se observar os seguintes objetivos

- Soberania nas faixas de fronteiras internacionais
- Povoamento por uma população que deve se assentar em vias de acesso de integração e que norteia a colonização


- Investimentos de capital nacional e estrangeiro implantando polos agrícolas, polos de extrativismo mineral, polos tecnológicos de industria por meio de incentivos fiscais.


Para o Brasil, a SUDAM - Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia ficou responsável pela gestão destes investimentos de recursos públicos.

O desenvolvimento dos projetos para as áreas de mineração e industria concentraram-se em Belém e seus arredores e Manaus, os agropecuários e florestais ao longo do eixo da rodovia Belém-Brasilia e Mato Grosso.

A ocupação realizada neste espaço trouxe conflitos em especial com as nações indígenas e também pelas constantes mudanças nos rumos dos projetos de assentamento originais, dando preferência aos grandes projetos de exploração em detrimento do pequeno empreendedor/colonizador.

Surge a violência e também a devastação com a atuação de personagens locais como o posseiro, o grileiro, o garimpeiro que vão mudando a paisagem amazônica junto com os grandes empreendimentos.


Amazônia Ocidental

Na Amazônia Ocidental, a colonização agrícola ocorreu ao longo de Cuiabá – Santarém e de Brasília a Acre.

Foi ocupada por meio de projetos agrícolas de colonização estimulados e organizados pelo governo federal.A concentração fundiária expulsou os pequenos agricultores destes projetos originais que começaram a se deslocar para as áreas de reservas indígenas.

As atividades madeireiras na região também pressionaram os seringais produzindo conflitos e levando os seringueiros a se reorganizarem.

Com a descoberta de ouro na região houve uma intensa migração principalmente para Roraima.

No espaço urbano, em Manaus, a Zona Franca, criada pelo governo federal com o objetivo de isentar de impostos produtos que saiam (exportação) ou entrem no Brasil (importação)  atraiu  centenas de indústrias, predominantemente eletroeletrônicos, gerando 75% do PIB estadual, reforçando a vocação urbana da cidade e atraindo um intenso êxodo rural para o local. Agora industrial  e tecnológica, a capital do Amazonas e também metrópole regional.

Amazônia Oriental

A descoberta de minério na Serra dos Carajás possibilitou a organização de um programa de ocupação com base nos recursos naturais existentes, o Programa Grande Carajás.

Uma infraestrutura foi implantada como a construção de estrada de ferro (EF. Carajás), portos (Itaqui - MA) e usina hidrelétrica (UHE Tucuruí).

Sua atuação esta voltada para

Projeto dos Polos de Alumínio – produção de bauxita (Serra de Oriximiná,Vale do rio Trombetas), transforma em alumina e fabrica o alumínio.

Projeto Ferro Carajás – Extração de 35 milhões de toneladas de minério de ferro, exporta para Japão e futuras industrias siderúrgicas em seu entorno.
Verifique no vídeo o potencial de recursos minerais exportação e uso.
https://www.youtube.com/watch?v=swh8eIcnfPA&feature=related

Observe como é o processo de extração do minério
http://www.vale.com/brasil/PT/business/mining/iron-ore-pellets/Documents/carajas/index.html

Projeto Jarí – (Pará) silvicultura, produção industrial de celulose, agropecuária.

Serra do Navio – (Amapá) Exploração do manganês e cromo


Plano da Amazônia Sustentável

E um plano governamental do governo para preservar o espaço amazônico.

O Plano esta dividido em três macrorregiões que são

Amazônia Ocidental – que se encontra preservada na atualidade, tem como prioridade o manejo florestal e de seus produtos florestais e pesqueiros, estímulo ao ecoturismo, ampliação da rede de comunicações e de transportes.

Amazônia Central – apresenta-se mais fragilizada tem como prioridade regularizar as Unidades de Conservação e de terras indígenas e estimulo a agricultura familiar.

Arco de Povoamento Adensado – E o espaço que esta sujeito a maior pressão tem como prioridade o aperfeiçoamento  do serviço publico nas cidades, modernização do setor madeireiro, proibição da expansão da cultura da soja pela floresta.

 Programa Calha Norte

Controle das fronteiras internacionais do espaço norte e noroeste da Amazônia, 150 km de largura a partir da divisa internacional, justificada pelas antigas disputas de fronteiras  entre países vizinhos e Brasil e na atualidade pelo reconhecimento de ai se encontrar dificuldades em controlar a circulação de movimentos transfronteiriços em especial os ligados ao narcotráfico além de ser espaço de rica fonte de minérios.


Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM)

Complementa o controle do espaço feito pelo Programa Calha Norte, em especial gerencia o tráfego aéreo, fiscalização de fronteiras, monitoramento, desflorestamento e garimpos ilegais. O centro do controle está em Manaus.



Verifique neste vídeo a vida selvagem na Amazônia -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!