quarta-feira, 16 de maio de 2012

População Mundial


População Mundial

Qual é a população mundial hoje? Quantas crianças nasceram? Qual é o crescimento populacional para este ano?
A população mundial é dinâmica tem seu ritmo próprio e é mais acelerado ou não dependendo da região ou do país do mundo que investigamos.
http://www.worldometers.info/br/
Grande parte da população mundial concentra-se no continente asiático com mais de 60% do total do planeta e os países que concentram a maior parte da população é a China(21% do total) e a Índia(7% do total).

 População Mundial  e sua evolução de 1804 a 2015

De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), a população mundial é de 6,908 bilhões de habitantes. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), o contingente populacional do planeta atingirá a marca de 9 bilhões de habitantes em 2050, ou seja, um acréscimo de aproximadamente 2,1 bilhões de habitantes, sendo a taxa de crescimento de 0,33% ao ano.

Estima-se que, há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes. Por um longo período a população mundial não cresceu significativamente, com períodos de crescimento seguidos de períodos de declínio.
Veja o vídeo abaixo da American Museum of Natural History:

Decorreram mais de 1600 anos para que a população do mundo dobrasse para 600 milhões. O contingente populacional estimado para o ano de 1750, era de 791 milhões de pessoas, das quais 64% viviam na Ásia, 21% na Europa e 13% em África.
Segundo os estudos mais atualizados o homem expandiu-se a partir do Continente Africano ocupando os outros continentes posteriormente.

Leia o artigo do prof. José Eustáquio Diniz Alves:
"O Homo Sapiens (humano sábio) surgiu há cerca de 200 mil anos na parte oriental da África, aproximadamente onde é hoje a Etiópia. Os estudos científicos, com base no DNA, mostram que toda a humanidade atual é descendente destes primeiros pioneiros da raça humana.
Independentemente da cor dos olhos, do tipo cabelo, do tom da pele, dos biótipos, etc., os dados não deixam dúvidas de que as células carregam nos genes herdados deste grupo original que surgiu no nordeste da África.
Por mais de 100 mil anos, o Homo Sapiens viveu e circulou somente no continente africano. Mas por volta de 80 mil anos atrás um pequeno grupo (algo em torno de 500 pessoas) atravessou o mar vermelho no estreito de Bab el Mandeb, que separa os continentes da África (Djibouti) e Ásia (Iêmen na Península Arábica). São atualmente cerca de 30 km de largura.
Mas há 80 mil anos, o nível dos oceanos estava mais baixo (devido à era do gelo) e o estreito de Bab el Mandeb era bem mais curto e mais fácil de ser atravessado. Esta oportunidade histórica não foi desperdiçada por este pequeno número de aventureiros que resolveram deixar o continente-mãe.
Também naquela época o Iêmen e a Península Arábica eram bem mais férteis do que são hoje, o que permitiu que este pequeno grupo pudesse sobreviver e se multiplicar em um meio ambiente rico e hospitaleiro. Desta ?cabeça de ponte? o homo sapiens se espalhou por todos os continentes e povoou o mundo".
a expansao do Homo sapiens sapiens

Veja o vídeo da BBC abaixo
https://www.dailymotion.com/video/x1ip64x
A humanidade demorou, portanto, dezenas de milhares de anos para alcançar o primeiro bilhão de habitantes, por volta de 1802. Em seguida, foram necessários mais 125 anos para dobrar a população, alcançando assim o planeta, por volta de 1927, 2 bilhões de habitantes. O terceiro bilhão foi atingido 34 anos depois, em 1961.

Durante este período, o homem abandonou o modo de vida que criara há cerca de 10 mil anos, com o advento da agricultura, e passou a multiplicar-se nas cidades, um mundo à parte da natureza.

Em 1900, nove em cada dez homens, mulheres e crianças, que somavam uma população de 1,65 bilhão, ainda viviam no campo. Calcula-se que nos primeiros anos do século XXI quase metade dos 6 bilhões de pessoas habita cidades; dessa população urbana, estima-se que uma proporção de três para vinte pessoas se encontre nas 50 metrópoles e megalópoles (população igual ou maior que 5 milhões de habitantes).

A ONU estima que no ano 2000 a população mundial crescia então a um ritmo de 1,2 % (77 milhões de pessoas) por ano. Isto representa um decréscimo da taxa de crescimento em relação ao seu nível em 1990, sobretudo devido à quebra das taxas de natalidade.

A China era, nessa altura, o país mais populoso do mundo com 1,3 bilhões de habitantes, porém, devido à baixa taxa de natalidade poderá ser superada em 2050 pela Índia que, se mantiver a taxa de natalidade de 2000, atingirá os 1,6 bilhões.

Causas do crescimento
Certamente houve um grande crescimento populacional nos últimos tempos produzido principalmente pelo descobrimento de novas técnicas e equipamentos agrícolas (Revolução Agrícola); pelas melhorias da saúde pública e a descoberta de novos remédios, vacinas, penicilina, antibióticos; as melhorias introduzidas no espaço urbano como água encanada e tratada, tratamento de esgoto, limpeza urbana (Revolução Sanitária); melhorias e novas técnicas introduzidas na produção de produtos e serviços em larga escala (Revolução Industrial).
Estes eventos são recentes (séculos XVIII e XIX) e que possibilitaram um ganho de qualidade de vida para a população que tem acesso a eles.
Nem todos alcançaram este estágio, portanto existem desequilíbrios não só pela falta das condições materiais como também pela visão de mundo seja por fatores culturais e ou religiosos.
Os efeitos são diretamente observados por meio das taxas de crescimento vegetativo da população e de suas taxas de natalidade e mortalidade.
Crescimento vegetativo é a diferença existente no número de pessoas que nasceram em um determinado ano e os óbitos deste mesmo período.
Taxa de natalidade é o número de nascimentos ocorridos em um ano, a cada mil habitantes, numa determinada região.
Taxa de mortalidade é o número de óbitos ocorridos em um ano, a cada mil habitantes, numa determinada região.
É importante entender que não é positivo nem existir uma alta significativa no crescimento vegetativo de uma população de uma determinada região sobrecarregando seu sistema social na saúde e na educação como também ter uma baixa significativa no crescimento vegetativo de sua população que irá no futuro representar uma sobrecarga no seu sistema social previdenciário.
Os países que tem apresentado equilíbrio no índice de natalidade e mortalidade demonstram controle nos métodos contraceptivos, apresentam melhores condições médicas, sanitárias econômicas, o que não ocorre nas regiões que apresentam alta taxa de mortalidade, inclusive mortalidade infantil (óbitos de 0 a 5 anos) levando a diminuição da esperança de vida. É comum nestes espaços os filhos serem de pais adolescentes.
Malthus (1798), demógrafo e pastor da Igreja Anglicana, preocupado com o crescimento populacional do mundo publicou “Ensaio sobre a população“. Ele acreditava que a população cresceria sem parar, em uma progressão geométrica, caso não houvesse nenhum outro impedimento (catástrofes, guerras ou epidemias), e que o crescimento da produção de alimentos cresceria em uma progressão aritimética, ou seja, em um menor ritmo que o do crescimento populacional, ele acreditava que chegaria um momento que iria certamente faltar alimento para atender toda a população mundial e que não haveria mais espaço o suficiente para cultivar alimentos para toda esta gente. A fome era certa, portanto ele chegou a propor que, apenas tivessem filhos, aqueles que possuíssem terra suficiente para alimentá-los.
O desenvolvimento tecnológico supriu esta diferença, e sendo este não mais um problema, alguns especialistas repensaram esta Teoria Malthusiana sob o aspecto de como as riquezas são divididas no mundo de hoje, já que, grande parte dos atuais países são pobres, ou classificados como subdesenvolvidos e uma minoria são industrializados, capacitados tecnologicamente e, portanto ricos. Dentro desta visão, estes países pobres têm menor poder de compra desta maneira não possuem condições de colocar em sua mesa alimento o suficiente para se manterem. A proposta destes especialistas seria a de controlar a natalidade nos países subdesenvolvidos para diminuir a miséria utilizando, inclusive, métodos contraceptivos. Neste cenário e levando em conta a pressão que se exercerá sobre a natureza atrás de alimentos os eco-malthusianistas, outra linha de pensamento de Malthus, enfocam que o aumento da população humana, trará pressão sobre os recursos naturais, extinguindo-os ou escasseando-os.
Até 2050 existem projeções que o ritmo de crescimento vegetativo irá diminuir e a população estabilizar. Alguns especialistas afirmam que, em alguns países, esta queda está relacionada ao êxodo rural e em existir:
- maior custo na criação de filhos
- acesso a anticoncepcionais
- trabalho feminino fora de casa
- acesso a um leque de serviços públicos ou não,
  médico-hospitalares de saneamento e de higiene.

Estrutura da população 

A população é dinâmica e por isto, um dos motivos que a leva ter esta natureza está relacionada diretamente à economia e a circulação de riquezas.
Uma população pode apresentar-se
 então de duas maneiras:
PEI - População Economicamente Inativa, são as representadas por aquelas que não trabalham ou ainda irão trabalhar: estudantes, aposentados, deficientes, crianças.
PEA- População economicamente ativa é a que corresponde à população ativa, que trabalha e produz riquezas. Neste caso ela desloca-se com o objetivo de trabalhar, produzir, 
enriquecer-se. Pode ser considerada uma migração:
- voluntária, quando movido por vontade própria;
- forçada por escravidão ou quando ocorre perseguição por motivação religiosa, étnica, política;
- controlada quando o Estado exerce a regulação de
 entrada ou saída de migrantes.
Grande parte das migrações, entretanto, ocorre por fatores econômicos.
A estrutura da população também é organizada por:
- Idade;
- Sexo;
- Atividade econômica
A idade ou faixa etária é representada por 3 segmentos: jovens e crianças, adultos e 3ª idade ou velhos.
            Quanto ao sexo é representado por masculino e 
      feminino.
            Quanto atividade econômica os segmentos do
     trabalho são representados:
- Atividades primárias é aquele setor representado pelas atividades de produção extrativas, rurais da agricultura e pecuária;
- Atividades secundárias é a representada pelas atividades de transformação, indústrias em geral metalurgia, siderurgia, construção civil;
- Atividades terciárias são as representadas por setores de serviços, de tecnologia, computação, bancários, correios, circulação em geral e administração pública.
A atividade econômica leva ao desenvolvimento social, portanto um dos índices mais utilizados para medir a capacidade de consumo, expectativa de vida bem como a qualidade e o bem estar da população é chamado de IDH-Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH utiliza-se dos seguintes parâmetros:
- Índice de Educação que mensura a taxa de alfabetização (alfabetizados com 15 anos ou mais) de uma determinada região e a taxa de escolarização (que é o somatório de pessoas matriculadas);
- Longevidade que considera a esperança de vida ao nascer, mostrando a quantidade de anos que um habitante deve viver segundo seu ambiente;
- Renda que é estipulada pelo PIB produto interno
 bruto, do país em dólar.
A classificação do IDH é feita por meio de cálculos que identificam o local analisado em um conceito de 0 a 1 ponto.

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - 2009

A região que apresenta um índice de:
Vermelho - 0 a 0,499 é considerado um país de
 desenvolvimento baixo subdesenvolvido
Marrom- 0,500 a 0,799 é considerado um país de
desenvolvimento médio em desenvolvimento
Verde - 0,800 a 0,899 é considerado um país de
 desenvolvimento alto em desenvolvimento
Azul - 0,900 a 1 é considerando um país de
desenvolvimento alto desenvolvido

Veja o desenvolvimento da população no planeta Terra 
ao longo de 12 mil anos
https://www.youtube.com/watch?v=niXv2V38_7k&feature=youtu.be

Observe os países com maior número de pessoas no
mundo! Como está o Brasil neste contexto? Quais são
os mais populosos e como ficarão em 2100?
https://www.youtube.com/watch?v=eQ3DmdduyyQ&feature=youtu.be

Responda o roteiro abaixo com base no vídeo da American Museum of Natural History:
Roteiro:
Indique a data dos eventos 

Quando o homem surge? Onde?
Onde é que se dá início à sua expansão?
Qual era o número estimado de população nesta época?
Quando o homem começa seu desenvolvimento?
Por quais motivos?Quando chegamos a 1 milhão de pessoas?
A partir deste momento quais são os principais eventos que o homem passou? Anote cada um. 
Qual continente ocorre neste período as principais concentrações? Quais são os locais X impérios?
Que pestes e em que lugares ocorreram? O que aconteceu com a população?
Quais principais descobertas foram realizadas?
Qual era o principal comércio entre Europa e Ásia?
Quando a população começou a crescer vertiginosamente?
Quais são as projeções para 2100? Qual é a população atual?
Porque a tendência é diminuir o ritmo de crescimento?
Quais procedimentos são necessários adotar para  preservar nossos bens  naturais?
Explique o que é Teoria Malthusiana e Neo Malthusiana?


Fontes: ONU-Organização das Nações Unidas
              Wikipédia
              Textos do autor




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!