Organização do espaço territorial
Liderado pelas elites comerciais e proprietários de terras que organizaram rapidamente seu espaço editaram a Declaração de Independência e a Constituição Americana.
Mapa expansão territorial EUA
As 13 colônias originais expandiram-se para oeste, incorporando os seguintes territórios:
Meio Oeste – Tratado de Paris 1783
Louisiania – adquirida da França 1803
Norte – cedido pela Inglaterra 1818
Florida – adquirido da Espanha 1818
Maine – cedido pela Inglaterra 1842
Texas – anexado em 1845
Oregon – cedido pela Inglaterra 1846
Califórnia – do México anexado 1848
Gadsten – adquirido da Rússia em 1853
Alasca – adquirido da Rússia em 1867
Havaí – anexado em 1898
Porto Rico – cedido pela Espanha em 1898
Sua independência e esta expansão foi resultado de tratados, aquisições, confrontos militares resultado de rupturas de antigos modelos de governo (monarquias absolutistas) balizados pelas idéias iluministas. A construção de uma nova forma de pensar – o Destino Manifesto estimulou o expansionismo territorial.
Planos e conflitos
O Sul herdou o modelo colonial onde a colonização por exploração priorizava a extração dos recursos naturais e produtos agrícolas para exportação.
Latifundiários necessitavam de mais terras para suas plantations ( produção agrícola de monocultura tropical de exportação ) aumentar produção em escala, barateando seus custos na mão de obra escrava.
O conflito de idéias tornou-se um conflito militar (1861- 1865) originando a Guerra de Secessão.
Com a vitória dos Estados do Norte -União - os sulistas - Confederados - abriram mão dos escravos configurando um novo momento social político econômico dos EUA.
A expansão da agricultura familiar (oeste) e o crescimento industrial acelerou entrada de imigrantes onde se dispõe – Brancos no norte e centro, hispânicos no sul e sudoeste e negros no sudoeste.
Três grandes momentos da imigração são
1840 a 1860 – colonização agrícola para o Oeste
1870 a 1920 – industrialização e consolidação da ocupação agrícola
1950 a 2010 – atividades em serviços
70 % da população é branca, 15% hispânicos, 10% negros, 4% asiáticos e 1% outros.
Os ingleses que originalmente colonizaram e seus descendentes, não receberam tão bem estes imigrantes recentes de forma que os hostilizaram e restringiram-se a imigração (1902).
A discriminação também se estende na distribuição de renda, salários, oportunidades, empregos e ate em guetos (segregação espacial).
Economia EUA
A indústria ( Manufacturing belt) tem seu início na região Nordeste e nos Grandes Lagos ao lado dos mercados consumidores, próximo ao mercado europeu com a indústria têxtil. A localização dos recursos minerais e energéticos - carvão e ferro potencializa e reforça o desenvolvimento da indústria siderúrgica, automobilística, metalurgia. A circulação lacustre abre espaço pelos Grandes Lagos para o oceano Atlântico e integrem o espaço industrial de Chicago, Pittsburg e Detroit.
Com os custos de produção elevados a desconcentração industrial para as regiões Sul onde uma infraestrutura e construída (rodovias x hidrovias) energia petrolífera com produção crescente e Oeste implantando indústrias militares e de alta tecnologia, como no Vale do Silício, justifica-se a influência dos países asiáticos como o Japão e a China e os Tigres Asiáticos . Esta é a região do Sun belt.
Assista o vídeo: http://youtu.be/X2WzdNbilis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!