quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Terra - Projeções Cartográficas


A confecção de mapas que nos orientam no nosso dia a dia está a cargo da Cartografia.


Os mapas topográficos temáticos são os mais utilizados. Os mapas topográficos geralmente são mais detalhados, em função das grandes escalas adotadas. Sua função é representar, num plano, fenômenos horizontais, como áreas urbanas, agrícolas e populações e verticais, como a amplitude do relevo.
                                       Mapa Topográfico 


Os mapas temáticos são aqueles que demonstram um único tema, específico, tal como população, relevo, área urbana, rural entre outros.
São geralmente menos detalhados e, portanto, apresentam pequenas escalas. 
Qualquer projeção cartográfica apresenta distorção da realidade exceto as plantas. Essas, por serem excessivamente detalhadas e representarem uma área muito pequena, a ponto de não se considerar a esfericidade da Terra, é a única projeção não distorcida.
Os três principais tipos de projeções cartográficas são:  conforme, equivalente e azimutal (ou eqüidistante).

A conforme, cujo idealizador foi Mercator, apresenta os ângulos formados pela inclinação da Terra idêntica a realidade. 
                           Projeção de Mercator 

No contexto de sua idealização, a Europa vivia um período de expansão marítima. Conquistando terras e dominando povos, os países europeus passaram a se firmar como potências. 
Na projeção conforme, a Europa é posta no centro da Terra, superior e maior que todos os demais países. Tal distorção evidencia a visão de mundo eurocêntrica de Mercator, representando cartograficamente o etnocentrismo europeu.
Na projeção equivalente, onde há proporcionalidade de áreas, há grande distorção da realidade. 

                          Projeção Equivalente 

Os países de baixa latitude (subdesenvolvidos) apresentam área bem maior que os de alta latitude (desenvolvidos).  Idealizada por Peters,  a projeção equivalente, embora não rompesse totalmente com o eurocentrismo, representava, cartograficamente, os anseios dos países recém-independentes e subdesenvolvidos no pós Segunda Guerra Mundial: receberem o mesmo tratamento que os países ricos.

                            Projeção Azimutal 
A projeção azimutal ou equidistante é atualmente a mais utilizada, sobretudo para fins didáticos e traçados de rotas marítimas, em função das distâncias representadas corresponderem a realidade.

   O sensoriamento remoto, bastante eficaz na localização e orientação terrestre, é o conjunto de técnicas aplicadas na captação e registro de imagens  distantes. A captação se dá através de diversos sensores. O sistema utilizado é o SIG, Sistema de Informação Geográfica, que corresponde à junção de mapas, tabelas e informações  diversas armazenadas por um banco de dados computadorizado e GPS (Sistema de Posicionamento Global). Constitui um excelente mecanismo de planejamento urbano e rural.

Escala

A escala é uma ferramenta importante da Geografia e que tem a capacidade de reduzir, superfícies, objetos do cotidiano do espaço a uma imagem proporcional e exata. O mapa, por exemplo, é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Ela pode apresentar-se de duas maneiras:
1.Escala Gráfica – Em que é representada por segmento graduado (em centímetros) possibilitando a leitura dos elementos reduzidos de forma direta.
Exemplo 1 cm = 3km

   Escala Numérica – Relaciona a grandeza real do elemento geográfico com sua representação no mapa de forma proporcional, ou seja, como exemplo, 1 cm no mapa equivale 300.000 vezes o real. 


 Veja se você consegue fazer o exercício abaixo que se encontra http://www.igc.sp.gov.br/educacional/arquivos/calcule_as_distancias.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!