quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Terra - Orientações Cartográficas


Com o domínio de seu espaço e com a expansão de seus horizontes geográficos o homem aperfeiçoou instrumentos que facilitassem suas orientações. Desenvolveu muitos recursos: rosa dos ventos, o astrolábio, o sextante, o cronômetro para medir o tempo de suas viagens, para auxiliá-lo no seu espaço. Até então se utilizava os acidentes geográficos como pontos de referência nas suas trajetórias – montanhas, colinas, serras, rios... Os céus tornaram-se seu limite na medida em que, mapeando o espaço extraterrestre tomou a Lua e o Sol como ponto de partida para suas aventuras.




Com o avanço da ciência surgia a Astronomia, outrora Astrologia que muito auxiliou na construção de calendários para exatamente identificar dias, estações e tempos cujo objetivo era o de desenvolver instrumentos capazes de auxiliar nas atividades da agricultura, ou seja, saber os momentos de plantio agrícola e de suas colheitas.

Assim como os mapas servem para localização e orientação, a Rosa dos ventos auxilia o homem na expansão dos seus horizontes e de suas conquistas. Contém os Pontos Cardeais, Colaterais e Subcolaterais.




O homem dominando seu espaço, ampliou suas conquistas, avançando a horizontes então desconhecidos. Percebeu que havia necessidade de fazer demarcações destes locais, surgindo portanto, novas necessidades e instrumentos de ajuda em sua localização. Cria-se as Latitudes e Longitudes ou então denominados Paralelos e Meridianos.
Assista agora, para entender melhor este princípio de Localização, as aventuras do Geodetetive:

https://www.youtube.com/watch?v=2eJI_7UxwGM

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias traçadas no globo terrestre denominada longitudes e latitudes.

Os pontos de referência são a linha do Equador (0º graus) para as latitudes também chamadas de paralelos. Para as longitudes a referência é o meridiano de Greenwich, (0º graus). As longitudes também são conhecidas por linhas perpendiculares ou Meridianos. A função das coordenadas geográficas é localizar qualquer coisa na superfície terrestre- pessoas, objetos, animais, fenômenos naturais entre outros. No entanto, quando se fornece apenas latitude e longitude, a coordenada não fica tão clara e objetiva. A identificação de minutos (‘) e segundos (” ) contribui, mas o ideal seria a localização em quilômetros, metros e/ou centímetros, como fazem os GPS.
Assista o vídeo Coordenadas Geográficas:
https://www.youtube.com/watch?v=4naXR6xouXU

                              Mapa Mundi

Paralelos: são linhas na horizontal.

O paralelo principal é a linha do Equador


Principais Paralelos:
- Equador (0º)
- Trópico de Câncer (23º 27' N)
- Trópico de Capricórnio (23º 27'S)
- Círculo Polar Ártico (66° 33' N)
- Círculo Polar Antártico (66° 33' S)

Meridianos: são linhas verticais que ligam um pólo a outro pólo da Terra. O Meridiano principal divide a Terra em dois hemisférios: Leste e Oeste ou Ocidental e Oriental e é chamado de Meridiano de Greenwich.
Principal Meridiano:
- Meridiano de Greenwich (0º)
e divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.

Para treinar localização e sistema de coordenadas sugiro download de Batalha Naval - Fleet Battle em 
https://play.google.com/store/apps/details?id=de.smuttlewerk.fleetbattle&hl=pt_BR

                    Mapa Mundi – Fusos Horários


Fontes Bibliográficas e consulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!