quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

As Américas

                                                      

       

A chegada do homem à América é controvertida, entretanto duas teorias básicas são hoje aceitas. 

Possivelmente o homem tenha chegado à América via Polinésia, ou seja, proveniente da Oceania alcançando o continente Sul-Americano a oeste por meio de embarcações.

Outra maneira de chegar ao continente foi por meio de seu deslocamento da Ásia, alcançando o Estreito de Bering, localizado no extremo norte da América, há aproximadamente 50.000 anos, na era das glaciações, por meio de uma provável extensão de gelo existente na época.

 


 Milhares de anos após a chegada dos indígenas atravessando o Estreito de Bering, o continente foi redescoberto pelos europeus.  Por volta do ano 1000, colonos Vikings começaram a chegar à Groenlândia em 982, e migrando para o sul, fundaram a Vinlândia, atual cidade de Nova Iorque, pouco depois, abandonaram esta região e desapareceram da Groenlândia por volta de 1500. 


                             Resultado de imagem para colonização dos europeus na america

Foi apenas a viagem de Cristóvão Colombo, em 1492, que levou à colonização europeia generalizada da América e à marginalização dos seus habitantes originais. O empreendimento de Colombo ocorreu num momento histórico em que diversos avanços em técnicas de navegação e comunicação permitiram atravessar o Atlântico e posteriormente disseminar pela Europa a notícia da descoberta.


                                             


A escravidão, doenças e guerras dizimaram as populações indígenas e alteraram radicalmente a composição étnica da América. O trabalho escravo foi reforçado no continente com a importação de indivíduos africanos, no que se tornou um crescente comércio escravagista, ou seja o tráfico negreiro. As populações indígenas reduziam-se à medida que os contingentes brancos e negros cresciam rapidamente. É de notar-se porém que o maior número de indígenas e de casamentos inter raciais na América hispânica deram origem a populações com maior composição étnica de mestiços indígenas nas Américas Central e Sul. 


 

                                  

Atualmente o continente é o maior em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma área total de 42.189.120 km2. 

É habitado por cerca de 902.892.047 pessoas, e nele são faladas diversas línguas, como espanhol, inglês, francês, neerlandês e línguas nativas. É constituído por 35 países e 18 territórios independentes, que são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico.



Atraiu muitos imigrantes, pois aí se encontra uma incrível diversidade climática considerando sua extensa latitude. A conquista de terras ao oeste se fez com restrições por conta das alta altitudes de difícil acesso representadas pelas Cordilheiras dos Andes e Montanhas Rochosas.



Para os povos Pré Colombianos entretanto esta paisagem não representou ser muito complexa, que com seus conhecimentos ocuparam estas áreas criando extensos impérios.

                    Astecas




                    Maias




                               Incas






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter dado sugestões e postado!!!!